quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Paleontologia e Arqueologia, uma velha confusão

Atualmente muitas pessoas confundem Paleontologia e Arqueologia, isso se confirma e se propaga devido à vários repórteres e jornalistas que não estudam o mínimo para produzirem matéria de boa qualidade. (Exemplo: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/bom-dia-rio-grande/videos/t/edicoes/v/toca-escavada-por-animal-pre-historico-e-aberta-ao-publico-no-sul-do-rs/4663521/ )


Eis um desafio aos leitores, peguem uma reportagem, não precisa ser a que eu postei, ao vivo ou em vídeo e procurem os jornalistas ou repórteres falarem a palavra: Sítio Paleontológico.


Difícil ouvir não ? A palavra que sai é arqueológico. 
Então quais são as diferenças entre Paleontologia e Arqueologia ?


Arqueologia é o estudo da história humana desdes os seus primórdios e outras espécies do gêneros Homo. Os arqueólogos trabalham com os artefatos deixados por estes humanos, sejam lanças, pontas de pedras, ferramentas, cerâmicas, esculturas e por aí vai, afim de reconstruir como viviam, comiam, como era sua cultura em que acreditavam e como se comunicavam.


Por sua vez,


Paleontologia é o estudo dos seres vivos antigos, seres vivos em geral, sejam estes plantas, animais, amebas, fungos e até bactérias. Diferentemente da arqueologia, as evidências que estes seres nos deixaram, muitas vezes vem por parte de fósseis, sejam eles pegadas, ossos ou conchas ou mesmo moléculas derivadas de outras que faziam parte de seres vivos (calma, não estamos falando de DNA e sim de terpenos e outros hidrocarbonetos simples).  


Ambas podem vir à trabalhar juntas quando os sítios podem ter evidências humanas e de fósseis de outros animais, tal como a Serra da Capivara e Lagoa Santa, com restos humanos e os animais que caçavam, além dos entorno possuírem diversos fósseis da megafauna, como Preguiças gigantes e “tigres-dentes-de-sabre”. Ou mesmo quando são fósseis de primatas hominídeos na  África do Sul e Sudão, como no caso de Lucy o Australopithecus afarensis.  Apesar delas poderem trabalhar juntas em diversos casos e também por estudarem o passado, elas apresentam metodologias e geram implicações diferentes no nosso conhecimento, por isso são ciências diferentes e merecem ser tratadas como tal, sem um desígnio de melhor ou pior, apenas diferente.

Em resumo:
12301638_423608974504565_334731148972254614_n.jpg
















Nenhum comentário:

Postar um comentário