domingo, 3 de janeiro de 2016

A história de quando éramos peixes

A História de Quando éramos Peixes, é um livro escrito pelo Professor de Anatomia da Chicago University e biólogo evolucionário Neil Shubin.  Traduzido do inglês “Your Inner Fish”, o autor nos coloca em uma jornada atrás de nossas origens, mais especificamente, de nosso corpos, como surgiram nossos membros, nossos olhos, órgãos e assim por diante.  
Uma incrível jornada pelos mais diversos campos da biologia, assim como pelos pesquisadores e suas descobertas, desde peixes que poderiam caminhar em terra até arraias com nadadeiras bifurcadas e sua relação com nossos membros e inclusive, como a evolução nos proporcionou doenças. O livro é muito bem escrito, com a linguagem dinâmica e de fácil acesso, conseguindo transformar assuntos de genética e embriologia, aparentemente complicados em assuntos simples e didáticos, ainda que seja um pouco difícil se ater aos termos que ele usa, como numeração de genes e os seus ativadores. Apesar de conter poucas imagens, elas são bem distribuídas e extremamente simples, exatamente para contornar o problema da linguagem técnica e dos experimentos mais complexos.

É uma experiência reveladora que ele lhe proporciona, como nós, sobretudo nosso corpo e sua formação são produtos e ao mesmo tempo evidências da evolução. Olhe para sua carga genética, para os ossos de seus braços, do ouvido ou seu polegar disposto para fazer uma pinça com o indicador, são todas características que te ligam aos seus diversos ancestrais, sejam eles bactérias, peixes ou lêmures. Não é um livro de caráter técnico, mas que pode e deve ser utilizado por professores que vão abordar assuntos como evolução, anatomia e embriologia.




 O conteúdo do livro foi tão bem explorado neste aspecto que a PBS desenvolveu uma série com o Shubin como apresentador, também de mesmo nome.



Nenhum comentário:

Postar um comentário