segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

A Evolução Invalida Deus?



Evolução é o fenômeno biológico em que os seres vivos mudam ao longo do tempo, podendo gerar ou não outras espécies. Muito ainda se debate sobre como este processo ocorre e quais são os fatores que o provocam, entretanto o fenômeno evolutivo é tão real e palpável quanto qualquer outro fenômeno natural, sendo observável, manipulável e testável em laboratórios.


Desde seus primeiros esboços com Anaximandro até a sua consolidação com Charles Darwin e Alfred Russel Wallace e posteriores estudos com Ernst Mayr e outros pesquisadores, a evolução tem se tornado um campo cada vez mais nítido e palpável das ciências biológicas.


Diferentemente do que o senso comum fala : “Mas evolução é apenas uma teoria”, teorias mudam com o tempo, podem ser validadas ou descartadas, entretanto em mais de 150 anos da publicação do livro A Origem das Espécies, a teoria da evolução no foi refutada, somente confirmada e também amalgamada, adaptando-se aos conhecimentos da genética e comportamentais.


Atualmente podemos afirmar com quase 100% de certeza que a evolução é um fenômeno que aconteceu e acontece com todos os seres vivos no planeta Terra.


Pois então por que existem ainda tantas pessoas que insistem em refutá-las ou negá-las ?


Por que isso nos aproxima dos outros seres vivos. Nós, que por milênios acreditamos que nossa inteligência e existência se deu por algum ser que nos fez à sua imagem e semelhança, dotando-nos do livre arbítrio e que este universo e tudo nele foi feito para nós ou para aqueles que entendiam a palavra (Se bem que para muitos isto ainda continua uma verdade irrevogável). A noção de que não fomos criados por um ser superior à sua imagem e semelhança, é completamente invalidada pelo conceito que temos uma origem comum com todos os seres vivos, inclusive nossos comportamentos e intelecto são na verdade espelhos muito mais elaborados dos de outros animais, como chimpanzés e peixes.


A evolução é um dos fenômenos que nos fazem sair do pedestal do antropocentrismo e sobretudo invalida um dos pilares das religiões judaico-cristão. Darwin facilitou, de certa forma, a vida dos ateus, pois após sua teoria haveria uma explicação para o surgimento dos humanos que não necessitasse de um Deus ou outra entidade mística.


Entretanto, a evolução em si é incompatível com Deus ?


Na verdade não, Deus é uma questão que a ciência, com suas atuais bases filosóficas, não tem como determinar se é real ou não, portanto ser crente ou descrente de divindades é mais uma postura filosófica do que científica. Então a evolução não invalida a existência de Deus, inclusive, a Igreja Católica há algum tempo já aceita a evolução como fato e o relato do gênesis como uma alegoria. Em 2011 um manifesto foi assinado por diversos cientistas e pessoas das igrejas na Inglaterra concordando com o ensino da evolução nas escolas primárias, em resposta à algumas escolas que pretendiam colocar o ensino do criacionismo como uma “teoria” válida em contraponto com a evolução.




Referências:


A Origem das Espécies - Charle Darwin
A Grande História da Evolução - Richard Dawkins
O Maior Espetáculo da Terra - Richard Dawkins
Did Darwin Kill God ? - Documentário disponível no Netflix criado pela BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário