terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Mas, afinal, o que é um dinossauro?





Muitos de nós se deparam atualmente como diversos animais pré-históricos nos meios midiáticos, sobretudo após a estréia de Jurassic World. Mas mesmo a grande quantidade destas criaturas fascinantes, acabamos por aceitar a todos como dinossauros, o que não é verdade. Uma das maneiras de diferenciar os dinossauros de outras criaturas pré-históricas é por meio dos seus hábitos, “não nada, não voa e é réptil, é dinossauro.”


Infelizmente, com as atuais descobertas da paleontologia, descobrimos ao menos uma espécie de dinossauro que nada e outra que voa, o Espinossauro e o Yi Qi
Tradução da tirinha:

"Frequentemente ouvimos as palavras "dinossauros aquáticos" ou "dinossauros voadores", mas que fique bem claro que não existem dinossauros aquáticos!"

(momento em que passa o espinossauro nadando)

"Talvez semi-aquáticos, mas fora as aves não existiram dinossauros voadores."

 (Momento em que passa voando o Yi Qi voando no quinto quadrinho)

"Ah f*&¨%$!"


 
Esquema mostrando a diferença entre o andar dos répteis e dinossauros
Para realmente reconhecermos um dinossauro, temos que encontrar características que só eles tenham. Algo que os diferencie dos demais répteis e sua característica mais nítida é o tipo de encaixe das pernas com o quadril. O que os permitiu andar ereto diferentemente de outros répteis, cujos membros se encaixam nas laterais do corpo de maneira arqueada, como no caso dos lagartos e crocodilos. Porém, a ideia do andar ereto não significa necessariamente andar em duas patas e sim o andar reto onde as patas ficam embaixo do corpo. 


Um esquema simplificado dos principais grupos de dinossauro e sua filogenia


Essa vantagem evolutiva, permitiu aos primeiros ancestrais dos dinossauros mais agilidade e também velocidade, garantindo sua sobrevivência e posterior diversificação nas mais de 700 espécies conhecidas, desde o Compsognathus  do tamanho de uma galinha, até o Puertasaurus, possivelmente o maior animal que já existiu. 


 
Esquema representando o Puertasaurus


Dado o seu sucesso evolutivo, duração no planeta e diversidade de formas e tamanhos, eles foram e são até hoje, uma das mais extraordinários grupos de seres vivos a existirem no planeta.  A noção de existência de seres tão gigantescos e diversos, além do tempo em que viveram nos cativam e dão uma sensação de humildade e contemplação sem precedentes do mundo natural.  Nas palavras do Proprietário do Jurassic World, Simon Masrani: “Para nos mostrar o quão pequeno e jovens nós somos neste planeta.”



Representação de um Anagaturama  e Anhanguera no Museu de Santana do Cariri
Réplica de esqueleto de Dinossauro do Museu de Geociências da USP
Vocês podem aproveitar e visitar os Museus que trabalham e expõem sobre dinossauros, como o Museu de Santana do Cariri, o Museu Nacional, o Museu de Ciência e Tecnologia da PUC-RS e o Museu de Geociências da USP, que  conta com a exposição "Dinossauros?" e que dia 16 de Janeiro receberá a visita do Prof°. Luís Eduardo Anelli, divulgador científico e paleontólogo brasileiro. 



Carnotaurus robótico na entrada do Museu de Ciência e Tecnologia da PUC-RS



Obs: Ainda existem muitas polêmicas quanto aos hábitos do Espinossauro, se ele era realmente sub-aquático ou mesmo capaz de nada. Iremos abordar este e outros temas sobre dinossauros em textos futuros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário