quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Galinhossauro, um experimento evolutivo de recapitulação

Jack Horner
Há algum tempo o paleontólogo Jack Horner anunciou um experimento que iria revolucionar a maneira como enxergamos as aves e os dinossauros. O “galinhossauro”, como é popularmente chamado, é um experimento evolutivo de recapitulação. Ao gerarmos atavismos, manifestando características dormentes das aves, que possuem em comum com os outros dinossauros estamos demonstrando o princípio da ancestralidade comum que é um dos pilares da Teoria da Evolução. As características à qual Horner tem se fixado para gerar o “galinhossauro” são, uma cauda longa, com diversas vértebras, uma mão com os três dedos separados e com garras, boca com dentes e a ausência de penas, com a presença de uma pele escamosa.    



Exemplares dos crânios (Da Esquerda à direita): 1 - Galinha controle  2 -Galinha Mutante com dentes 3 - Jacaré


Diferentemente do que muitas revistas e jornais dão à entender, a criação deste indivíduo não será um processo de “evolução reversa” e isso é uma grande erro de conceito. A evolução é um processo contínuo, ainda que algumas espécies adotem estratégias e formas semelhantes seus ancestrais isso não significa que eles voltaram no tempo e se tornaram eles.



















Uma representação de como ficaria o esqueleto do "Galinhossauro"



A evolução é um processo onde não existe um objetivo final ou inicial, é apenas um fenômeno onde espécies mudam e dão origem a outras espécies ao longo do tempo, ao que nos parece inútil ou mesmo pouco adaptado não é relevante. A noção humana do “melhor”, “mais forte”, “mais apto” não é aplicável em vários tipos de situações, tanto que, se formos avaliar, as aves foram os dinossauros mais bem sucedidos, e foi exatamente por não portarem as características que tanto gostamos e estamos habituados dos dinossauros. Durante a extinção do KPg (Cretáceo-Paleogeno), um grande meteorito atingiu a península de Yucatán, levantando partículas de poeira que ficaram em suspensão na atmosfera terrestre, ofuscando a luz solar, matando as plantas pela incapacidade de realizarem fotossíntese, desestabilizando toda a cadeia alimentar. Sobreviveram somente criaturas de pequeno porte, cujas dependências calóricas e alimentícias foram facilmente supridas pelos restos dos grandes animais e outros pequenos sobreviventes. A habilidade de voo e o tamanho reduzido foram essenciais para que estas aves antigas conseguissem encontrar alimento e sobreviver com o pouco que este ecossistema colapsado pudesse oferecer. Este é um dos famosos casos, onde nem sempre o maior é o melhor sobrevivente.



Apesar de anacrônica, a imagem serve como ilustração da real diversidade do grupo dos dinossauros

Atualmente Horner traduziu sua empreitada em um livro “How to Build a Dinosaur”, o qual infelizmente só está disponível em inglês.













Glossário:

Exemplo de Atavismo, golfinho com nadadeiras traseiras
Atavismo - Manifestação de uma característica ancestral antes suprimida, podendo acontecer naturalmente, como os seres humanos que nascem com cauda ou o golfinho que nasceu com nadadeiras traseiras.




Fenótipo - Conjunto de características genéticas que são expressas no ser vivo, diferentemente do genótipo, que podem conter características não manifestadas.









Referências:



Nenhum comentário:

Postar um comentário